A ordem das músicas de um casamento | Coral Del Chiaro

Dicas de Casamento / A ordem das músicas de um casamento



Qual a ordem das músicas de um casamento?

Partitura

Por Rita Del Chiaro

A ordem das músicas podem variar, mas em geral fica assim:

Entrada do Noivo ou padrinhos: Você pode optar por uma música clássica, tema de filme instrumental ou cantado, sempre levando em consideração que essa é a primeira música do casamento e que de modo algum deve sobressair sobre a da noiva.

Entrada das crianças: pajens, daminhas e floristas se usa temas clássicos suaves e temas de filmes infantis, com solos de instrumentos, como violino ou flauta.

Entrada da noiva: Esse momento pede uma música mais forte, mais marcada, geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou Campanas. Caso a noiva queira uma música suave, deverá encontrar um equilíbrio com a música anterior.

Benção: A benção das alianças merece uma música sacra, que faça parte do contexto desse momento. Em casamentos católicos, a “Ave Maria” é obrigatória. Para casamentos evangélicos sugerimos o “Pai Nosso”

Troca das alianças: Caso o celebrante permita música no momento da troca de alianças, o ideal e manter uma música instrumental suave. Você pode pedir esse tipo de música para o coral contratado.

Cumprimentos: Os cumprimentos é um momento mais livre, em que àquela música romântica, que fez parte do namoro, por exemplo. Há temas tradicionais que hoje já fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes. Atenção para a letra das músicas, muitas vezes a melodia é muito bonita, mas o texto fala de sofrimento, separação etc.

Saída: Para a saída pede-se uma música mais viva ou impactante. Caso a igreja autorize você pode colocar uma música animada para comemorar, sem exageros, o acontecimento.

Rita Del Chiaro é maestrina formada em música pela Universidade de São Paulo e é diretora artística do Coral Del Chiaro

Deixe um comentário